Nova prova para cidadania americana

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês) anunciou a intenção de atualizar o teste de naturalização para estrangeiros interessados em obter a cidadania americana.

A prova de naturalização é composta de quatro módulos: leitura, escrita, fala e teste cívico. Apenas os dois últimos serão modificados.

Enquanto a prova cívica passará a ser de múltipla escolha, o teste oral será mais curto, com o imigrante tendo que descrever três imagens diferentes.

A expectativa é que o novo modelo do teste de naturalização seja implementado no final de 2024, após quase dois anos de experimentações e avaliações por parte do governo dos EUA.

O que vai mudar na prova oral de cidadania americana?

Atualmente, a prova para avaliar o nível de fluência oral do imigrante é determinada pelas respostas do candidato às perguntas feitas por um oficial durante a entrevista de elegibilidade de naturalização.

As perguntas feitas são retiradas do Formulário N-400 e, durante a entrevista, o oficial analisa as respostas do candidato, que pode responder com palavras ou frases simples.

Há também uma prova mais abrangente para avaliar a capacidade do candidato de entender o idioma inglês. Se o candidato entender e responder a perguntas, instruções ou solicitações do entrevistador, ele será aprovado.

No novo modelo que passará a ser testado pelo USCIS a partir do ano que vem, voluntários terão que analisar e descrever três fotografias coloridas, selecionadas aleatoriamente de um banco de aproximadamente 70 imagens que correspondem a cenas cotidianas, como atividades diárias, os tipos de clima ou alguma comida. O banco de imagens será desenvolvido selecionando fotografias que descrevam claramente um cenário.

Após o período de avaliação, o banco de imagens será refinado para cerca de 40 fotografias finais. Os candidatos serão pontuados de acordo com sua capacidade de responder em inglês usando vocabulário e frases simples que são relevantes para descrever as três imagens que aparecerem para ele.

O que vai mudar na prova cívica do teste de naturalização dos EUA?

Atualmente, um candidato à naturalização deve responder corretamente a seis das dez perguntas cívicas para passar no teste. O sistema do USCIS seleciona aleatoriamente as perguntas, e um oficial de imigração as administra oralmente. As perguntas são selecionadas aleatoriamente a partir de um banco de 100 questões.

No novo modelo de prova cívica que será testado nos próximos dois anos, os voluntários responderão a dez perguntas cívicas de múltipla escolha e selecionarão a melhor resposta das quatro escolhas apresentadas.

De acordo com o USCIS, grande parte do conteúdo será semelhante ao conteúdo do teste cívico atual.

Os candidatos lerão os itens de teste cívico que serão exibidos em um tablet e escolherão a melhor resposta.