O Green Card dos EUA é oficialmente chamado de Lawful Permanent Resident Card (Cartão de Residente Permanente Legal) ou Form I-551.

Qualquer pessoa que obtenha o tão cobiçado visto de imigrante americano, recebe autorização irrestrita de trabalho e residência nos Estados Unidos da América.

Ao se comunicar com a autoridade emissora, Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), um novo candidato ao Green Card é inicialmente chamado de “Applicant” or “Beneficiary” ( “Requerente” ou “Beneficiário”).

Os detentores legais de um Green Card também são chamados de “Lawful Permanent Residents” (Residentes Permanentes Legais) ou “LPR”.

Após um processo bem-sucedido, o Green Card permite que os imigrantes dos EUA escolham livremente seu local de trabalho e residência, entrem e saiam do país com facilidade, estudem nos EUA a um custo muito menor e adquiram benefícios adicionais após alguns anos.

A História do Green Card

Durante o século 19 e início do século 20, a imigração para os Estados Unidos ainda não era regulamentada – a América estava aberta a imigrantes de qualquer parte do mundo em número ilimitado.

Após a Guerra Civil Americana, a Suprema Corte dos EUA introduziu as primeiras inovações. Mais tarde, o “Serviço de Imigração e Naturalização dos EUA” (INS para abreviar) foi criado em 1933.

A base para o Green Card de hoje foi lançada durante a Segunda Guerra Mundial: em 1940, o Congresso dos EUA aprovou a Lei de Registro de Estrangeiros, que estabeleceu as primeiras regras concretas para imigrar para os Estados Unidos .

Uma das primeiras decisões foi inspecionar todos os imigrantes que entravam nos Estados Unidos e emitir uma carteira de identidade.

O documento emitido era então chamado de “Cartão de Estrangeiro” ou “Cartão de Recibo de Registro de Estrangeiro” e na verdade era verde brilhante. Foi assim que surgiu o apelido de “Green Card”.

Em 2003, o U.S. Immigration and Naturalization Service (INS) foi renomeado como “U.S. Citizenship and Immigration Services”, USCIS que emite os Green Cards até hoje.

Depois que o Green Card foi produzido em cores variáveis ​​por alguns anos (primeiro amarelo, depois rosa e depois azul-púrpura), o governo dos EUA decidiu, em 2010, voltar ao design verde.

As vantagens de um Green Card

Possuir um Green Card dos EUA dá ao seu titular quase todos os direitos iguais aos de um cidadão americano. Esses incluem:

  • Residência ilimitada nos EUA
  • Permissão de trabalho ilimitada nos EUA
  • Entrada e saída ilimitadas e fáceis sem visto ou ESTA
  • Elegibilidade para benefícios do Medicare e outra assistência governamental após 5 anos como titular do Green Card
  • O direito de estudar em uma universidade americana sem risco e até 80% mais barato do que sem o Green Card
  • A possibilidade de empréstimos federais para estudantes
  • Segurança de crise: os titulares de Green Card geralmente não são afetados por embargos de viagem.
  • Obtenção descomplicada de licenças empresariais e comerciais
  • Os membros da família (cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos) também são automaticamente elegíveis para um Green Card.
  • O pedido de cidadania americana é possível após 3 ou 5 anos como titular do Green Card.

Como faço para obter um Green Card?

O US Green Card só pode ser obtido:

  • Através de um trabalho/emprego nos EUA
  • Família / parentes americanos
  • Loteria do Green Card
  • Através de investimento

Green Card como um ID

Os muitos benefícios e direitos de um titular do Green Card são contrapostos por uma obrigação: quando estiver nos Estados Unidos, você deve levar seu Green Card com você o tempo todo.

O Green Card físico prova que você é um Residente Permanente Legal. Portanto, se o seu Green Card for perdido, roubado ou destruído, é importante substituí-lo.

Você precisará mostrar seu Green Card frequentemente em sua vida americana cotidiana, por exemplo, ao abrir uma conta bancária, obter sua carteira de motorista americana ou se candidatar a um emprego.

Nota: De acordo com a Seção 264(e) da Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), você pode ser multado em até $ 100 se for pego sem o seu Green Card. Em casos de dificuldades, você pode até enfrentar 30 dias de prisão.