O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (12/1) que irá implementar a quarta e última fase de expansão do premium processing para os vistos EB-1C – Executivos e Gerentes de Multinacionais e EB-2 NIW.

A partir de 30 de janeiro, qualquer petição dos dois vistos já poderá ser enviada ao USCIS juntamente com o pedido de premium processing. Até então, apenas casos submetidos ao órgão até 1º de janeiro ou fevereiro de 2022 tinham direito ao benefício.

O premium processing é um serviço do USCIS que garante que o pedido será analisado mais rapidamente, mediante pagamento de uma taxa. No caso do EB-1C e do EB-2 NIW, esse tempo reduzido de avaliação é de até 45 dias e a taxa, de US$ 2.500.

Caso o USCIS não consiga dar uma resposta dentro do prazo, o valor da taxa é devolvido.

O USCIS também anunciou que, a partir de março de 2023, irá expandir o premium processing para certos estudantes com visto F-1 que queiram solicitar extensões para realizar trabalhos por meio dos programas de OPT ou STEM OPT. Mais detalhes serão informados ao público em fevereiro, de acordo com o governo americano.

O Formulário I-539, para extensão ou mudança de status também deverá ter a opção de premium processing no futuro.